segunda-feira, 29 de outubro de 2012

...

Arcanjos:
O nome de arcanjo vem do grego - arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archo, o primeiro ou principal governante, e AGGELÇ’S, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como “O arcanjo” , ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor, classe de seres mencionada também no Apocalipse .
Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoch fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel, responsáveis pela vigilância universal durante o período dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de Novembro.
Seu carácter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo de ligação entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de actos de acordo com a vontade divina. Actuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria.
A cultura popular faz deles protectores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as acções do Maligno.

Um comentário: